A Função da Família na Socialização
A socialização se inicia durante a primeira infância e prolonga-se ao longo da vida e por isso é importante reconhecer que somos primeiro socializados na cultura de nossas famílias desde o nascimento.
É através da socialização que o indivíduo se torna um ser social, pensante, atuante, pois assimila a cultura, as normas, os comportamentos e as condutas do grupo social em que está inserido, é através deste mecanismo de construção e interiorização que a criança adquire comportamentos considerados adequados e corretos à sociedade e ao que dela é esperado Não sendo o único intermediário entre as partes, a família desempenha um papel fundamental na socialização das novas gerações, assegurando a continuidade biológica e cultural das comunidades mediante e mediando um qualquer sistema de normas e valores elaborados por aquelas.
É também através do controle social que são impostas regras de conduta que devem reger os comportamentos dos indivíduos de forma a harmonizar os padrões de convivência social .As crianças nas suas relações sociais com os demais descobrem que se torna necessária a reciprocidade para agir conforme as regras, tendo em conta que as regras são efetivas se as pessoas concordarem em aceitá-las.
A família é a base afetiva do indivíduo, é a esta que se delega a responsabilidade de satisfazer as necessidades básicas da criança logo à nascença, para além disto a transmissão de cultura que envolve todas as práticas e saberes acumulados de geração em geração. Os relatos dos estudos de casos de crianças que vivenciaram o isolamento social evidenciam o quanto essas crianças foram incapazes de adquirir as habilidades humanas básicas e tenderam a se parecer mais com os animais. É o caso de um menino encontrado em um bosque no sul da França, em 1800. “Ele estava sujo, nu e era incapaz de falar. (...) Nenhum pai ou mãe jamais o procurou. Tornou-se conhecido como o menino selvagem de Aveyron. Um exame médico completo não encontrou