A Função da Fala
A boca desempenha um importante papel biológico especifico: a digestão e a respiração sendo uma das funções fisiológicas mais complexas o falar. Uma cineflorografia (um filme de raio X) é necessário para apreciar as fantásticas adaptações que a boca faz na fala normal. Na fala encadeada observamos uma serie de movimentos sinérgicos sobrepostos que caracteriza um movimento do maxilar e dos lábios, por mudanças de posição e contorno da língua e por continuas adaptações velofaríngeas. Toda nossa fala articulada esta adicionada a um padrão prosódico relacionando adaptações respiratórias e laríngeas em continua mudança. Falamos em um movimento muscular que faz parte de uma coletânea de movimentos muitos deles se sobrepondo em uma sequencia rápida. Os movimentos articulatórios utilizam uma serie de fones produzindo na fala encadeada continua e constantemente em mudança. Qualquer som isolado necessita de locais ideias de contatos para determinar o som da fala. Articulação da fala e um comportamento motor que requer especificidade muscular. Velocidade e ritmo são continuamente variáveis, os sons procedem ou seguem um som especifico que influenciarão a produção daquele som, ou seja, a assimilação do som que é a evidencia que a fala é organizada pelo sistema nervoso. A produção de um fone na fala corrida é muitas vezes simultânea seguindo um fone adjacente ou precedendo ou seguindo fone alvo processo conhecido como co-articulação.
Consoantes
A produção das consoantes, o trato vocal esta completamente ou quase completamente comprimido ou obstruído, ou seja, algo impede que o ar passe completamente.
Vogais
A produção das vogais é gerado por um movimento sem obstrução alguma para que o fone seja feito. A produção de vogais e ditongos é gerada por uma modelagem diferencial no trato vocal, principalmente por movimentos da mandíbula, lábios e língua. São as vogais da fala que nos permitirão ouvir a voz do falante. Cada vogal de uma língua particular