a força das redes sociais nos manifestos brasileiros
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Nos últimos meses vimos acontecer um fato um tanto quanto incomum no Brasil: grandes manifestações populares em prol da melhoria da qualidade de vida dos brasileiros como um todo. Protestos são bastante frequentes no nosso país, mas na dimensão dos que vimos acontecer nos últimos dias não são nada comuns por aqui.
A ferramenta central de toda essa mobilização foram as redes sociais. Vistas erroneamente pelos governantes como apenas um canal de entretenimento, as redes sociais foram de extrema importância para a disseminação das ideais de descontentamento da população e colaboraram muito para a organização dos movimentos, causando mais impacto na opinião pública do que a mídia tradicional.
O objetivo deste trabalho é analisar, esclarecer através de vários pontos como um país que conta com quase 200 milhões de habitantes, foi capaz de movimentar tanta gente numa luta por uma, ou várias, causas, através das redes sociais. Quais foram as transformações ocorridas nas manifestações passadas frente às de hoje? E a influência das redes sociais nesse cenário?
A análise deste tema também visa expor em linhas gerais como o uso da internet (as redes sociais) e suas influencias podem fazer uma grande diferença no comportamento da sociedade, através do intercambio de ideias que surtiram grandes efeitos demonstrados através das atuais manifestações e suas tendências ao longo do tempo.
2 DESENVOLVIMENTO
A história nos revela um interessante padrão de comportamento do ser humano em relação a seu mecanismo de defesa e reação, quando existe repressão, censura e injustiça geralmente à revolta é a reação mais provável, mas quando esta reação é coletiva e organizada, e tem um objetivo, merece ser chamada no mínimo de revolução.
Como grande expressão da reação dos