BRASIL Uma Modernidade tropical
BRASIL, UMA
MODERNIDADE
TROPICAL 1
Ruben George Oliven
O tema da modernidade tem ocupado a intelectualidade brasileira em diferentes épocas.
No Brasil, a modernidade frequentemente é vista como algo que vem de fora e que deve ser admirado e adotado, ou, ao contrário, visto com cautela tanto pelas elites como pelo povo.
A modernidade também se confunde, muitas vezes, com a idéia de contemporaneidade, na medida que aderir a tudo que está em voga nos lugares adiantados tende a ser visto como moderno. Atualmente o que caracteriza o Brasil é uma contradição entre uma crescente modernidade tecnológica e a não realização de mudanças sociais que propiciem o acesso da maioria da população aos benefícios do progresso material.
“E como ficou chato ser moderno.
Agora serei eterno”.
Carlos Drummond de Andrade, Eterno
“O monumento é bem moderno
Não disse nada do modelo de meu terno
Que tudo mais vá pro inferno”
Caetano Veloso, Tropicália (1968)
O tema da modernidade é uma constante no Brasil e tem ocupado nossa
intelectualidade em diferentes épocas. Trata-se de saber como estamos em relação ao “mundo adiantado”, primeiro a Europa, mais tarde os Estados
Unidos. No Brasil, a modernidade, freqüentemente, é vista como algo que vem de fora e que deve, ou ser admirado e adotado, ou, ao contrário, visto com cautela tanto pelas elites como pelo povo. A importação implica intelectuais que vão ao centro buscar as idéias e modelos lá vigentes; ela implica igualmente fazer aclimatar estas idéias num novo solo que é a sociedade brasileira. A modernidade também se confunde, freqüentemente, com a idéia de contemporaneidade, na medida em que aderir a tudo que está em voga nos lugares adiantados é, muitas vezes, visto como moderno.
O pensamento da intelectualidade brasileira tem oscilado no que diz respeito a estas questões. Assim, em certos momentos a cultura brasileira é profundamente desvalorizada pelas elites, tomando-se em seu lugar a cultura
1
Aula