Teria da Arquitetura - Interface com Geografia
Clima:
-Insolação e ventilação: Implantação: Edifício Modesto Carvalhosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Projetado por Francisco Spadoni e Lauresto Esher, ambos professores da FAU/Mackenzie, o edifício tem como um de seus destaques a implantação, baseada em uma postura contextualista. Em ralação à insolação, o concreto divide com o alumínio a função de compor brises para proteção das aberturas. Na face poente, o grande pano de vidro das salas de aulas recebeu quebra-sol de alumínio, implantado a 1,5 metro dos caixilhos. Nessa fachada, o único trecho sem proteção é a escada de concreto envidraçada.
Na face oposta, a proteção contra o excesso de insolação se diversifica. Isso se explica: uma das alas é composta por salas de aulas, enquanto a outra corresponde à circulação que atende apenas um lado (ou seja, o prédio, que à primeira vista parece uma lâmina pura, possui um “dente” que enriquece essa fachada)
Salubridade/Aeração: BIG Arqitectos, Mountain Dwellings Copenhague, Dinamarca
A área de estacionamento necessita estar conectada à rua e os vários espaços necessitam de luz solar, ar fresco e vistas, assim todos os apartamentos têm terraços jardim orientados para o sol, uma grande vista e estacionamentos, inclusive no piso 10. Assim Mountain Dwellings aparece como um bairro suburbano de casas jardim fluídas sobre o edifício de 10 pisos, vida suburbana com densidade urbana.
As fachadas norte e oeste estão revestidas com placas de alumínio perfuradas, que permitem a entrada de ar e luz para o estacionamento.
Precipitações:
Casa do presidente Juscelino Kubitschek, projetada por Oscar Niemeyer Pampulha, Minas Gerais
O fator que define toda a arquitetura da casa é o telhado “borboleta”, que remete, porém nega o clássico telhado de duas águas, esta edificação é um bom