sintese de história da ed. brasileira "escola nova e o manifesto dos pioneiros"
Disciplina: História da Educação Brasileira
Síntese do conteúdo e aula sobre: “Escola nova e o manifesto dos pioneiros.”
Tudo começou com a quebra da bolsa de valores de Nova York que impossibilitou a sustentação das politicas econômicas brasileiras do tempo que se baseavam no café, foram decisivas suas consequências econômicas, sociais e políticas. Outros fatos decorreram depois deste causando então a revolução de 1930, levando o Brasil a varias mudanças no âmbito politico; agora Getúlio Vargas estava no poder e fundando o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde. Porém de 1910 à 1930 tivemos ainda dois movimentos ideológicos educacionais que foram o “entusiamo pedagógico” e o “ Otimismo pedagógico”. Esses dois movimentos foram idealizados pela elite e os intelectuais da época. O entusiasmo pedagógico teve caráter quantitativo, queriam apenas expandir a rede de ensino e alfabetizar o povo, sendo o ultimo apenas com a intenção eleitoral; enquanto no otimismo pedagógico o que era visado era o qualitativo, ou seja, a melhoria do ensino, da didática e outras coisas de caráter educacionais.
Inexistia até 1930 uma política nacional de educação que subordinasse os sistemas estaduais assim durante a revolução de 30 tivemos quatro pensamentos educacionais diferentes de como a educação deveria ser, os católicos, os liberais, os governistas e os aliancistas. Sabemos que os católicos foram fortes influências na educação desde seu inicio com os jesuítas, mas com essa revolução tudo estava prestes a mudar pois surgia então o manifesto dos pioneiros logo após a IV conferência nacional da educação.
O manifesto dos pioneiros era um documento que apresentava e defendia a ideia de uma escola pública obrigatória, laica e gratuita. Vemos então o porquê da igreja católica não aceitar esse manifesto visto que ele pedia pela laicidade nas escolas. Os criadores do manifesto dos pioneiros foram 26 intelectuais entre eles Anísio