A formação histórica do continente americano
A – A América pré-colombiana. Quando os europeus chegaram à América, inúmeros povos, já ocupavam as terras do continente, há milhares de anos. Esses povos estavam distribuídos pelo território e apresentavam diferentes formas de organização social e econômica. Esses povos são denominados povos pré-colombianos. Na sua maioria, estes viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos e vegetais e da agricultura. As civilizações INCAS, MAIA e ASTECA diferenciavam-se por apresentar por apresentar organização social complexa.
Pesquise no livro página 64, com base no quadro 2, elabore uma tabela com os povos pré-colombianos distribuídos nas Américas do Norte, Central, e América do Sul.
POVOS PRE-COLOMBIANOS
América do Norte
América Central
América do Sul.
B – A CONQUISTA DO CONTINENTE. A partir do século XVI, Portugal, Espanha e Inglaterra investiram em suas conquistas territoriais na América com o objetivo de extrair recursos naturais. Nesta mesma época, muitas populações nativas foram simplesmente exterminadas, tanto por causa das guerras com esses povos pela posse das terras, como pelas doenças contraídas através do contato com os europeus. Em várias áreas, os europeus submeteram os indígenas à escravidão, e obrigando-os a integrar ao sistema colonial.
1. A partilha da América e a herança colonial. No século XVIII, o continente americano já estava completamente distribuído entre as principais potências européias da época. Inglaterra e França – Na América do Norte { Estados Unidos e Canadá} Espanha e Portugal – Na América Central e América do Sul { Brasil- Portugal, restante da América do Sul e América Central e México foi explorado pela Espanha.}
C