Alta idade média (séculos v ao x)
Durante a Alta Idade Média (séculos V ao X), as relações comercias eram estabelecidas apenas a Europa , ficando assim a mercado limitado a essas regiões.
A descoberta de novos continentes e o surgimento deste mercado mundial é que dominamos de expansão marítima e comercial europeia.
O encontro desses povos se deu a partir das Grandes Navegações, pois o pioneirismo europeu fez com “descobrissem” novas terras. A Europa (principalmente Portugal e Espanha) criaram colônias e exploraram-na economicamente, num período chamado Colonialismos.
Alguns anos depois, houve o Neocolonialismo, na qual os países europeus buscava intensamente mercado consumidor, e para se enriquecer e para conseguir novos “escravos” (mão de obra), os europeus colonizaram a Ásia e a África.
A partir daí, muitos europeus vieram para o Brasil, negros africanos (escravos) vieram trabalhar, os japoneses migraram, depois foram a Europa, e assim sucessivamente. Ocorrendo assim uma miscigenação (mistura de povos).
Os europeus se consideravam a raça mais poderosa e nobre e ignoravam a outras raças (brasileiras, africanas, etc.).
Por isso eles acreditavam que era necessário “purificar” o brasileiro, o negro e o asiático, pois os puros de pele eram os europeus.
A expansão marítima-comercial Europeia
A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV.
Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.
O contato comercial entre todas as partes do mundo (Europa, Ásia, África e América ) torna possível uma história em escala mundial, favorecendo uma ampliação dos conhecimento geográficos e o contato entre culturas diferentes.
Fatores para a Expansão Marítima
A expansão marítima teve um nítido caráter comercial, daí definir este