A Formação dos Estados Nacionais
Porém as noções de soberania e hegemonia, começam a sofrer reformulações e as novas forças que operam na atual ordem mundial, dominada pela economia capitalista neoliberal, reduzem os espaços do Estado-Nação, obrigando à reformulação dos projetos nacionais. Assim, as nações protegem-se formando blocos geopolíticos .
A breve descrição do contexto histórico se fez necessária, pois da formação dos Estados Nacionais, à nova geopolítica das nações, evidenciamos quanto o capitalismo globalizado pode instabilizar a economia mundial e de como as capacidades de resposta à "desordem" são muito diferentes, nos países desenvolvidos e nos países emergentes.
Contudo não devemos dizer que a globalização é um fenômeno antigo. Antiga é a internacionalização dos mercados .
O termo geografia política existe há séculos. Já a palavra geopolítica, foi criada no início do século 20, pelo jurista Rudolf KJELLÉN.
Uma vez que, o termo geopolítica surgiu no século 20, ele não é uma simples junção de geografia política, mas algo que diz respeito às disputas de poder.
Como o foco de estudo é a discussão acerca dos países que dominam o cenário geopolítico por mérito e os países que estão no cenário geopolítico também graças à mídia, observamos a partir de então o poder global dos EUA, e o surgimento de países com características comuns no cenário geopolítico, a exemplo do Brasil, etc., colônias entre os séculos 15 e 18.
José Luis Fiori faz retrospectiva, do poder adquirido por diversos países, na configuração da do