A formação do químico
Professor: Bruno Leite
Matéria: Química L1 - Noite
Universidade Federal Rural de Pernambuco
O texto abordado trata da amostra do que é necessário atualmente para ser um profissional qualificado e ser bem sucedido e, mostrar também, o desenvolvimento dos químicos no Brasil.
No início, fala sobre o documento “Eixos Mobilizadores em Química”, onde foram expostos seis eixos, no qual o de recursos humanos qualificados é citado como o de maior transversalidade. Mas, logo depois, durante a 26ª Reunião Anual da SBQ, foi iniciado o simpósio “A formação do químico”, que teve como objetivo principal debater sobre a formação profissional em nível de graduação e pós-graduação. Seguidamente, em 2003, virou um documento e foi divulgado com o intuito de haver discussão sobre os dois temas.
As Diretrizes Curriculares tem como princípio estabelecer a flexibilização curricular, e mostra que o mais importante em um currículo não é a quantidade, mas a qualidade em torno de uma proposta que os objetivos estejam definidos claramente. E para a composição de um currículo não pode faltar os conteúdos básicos, os conteúdos profissionais, os conteúdos complementares e as atividades extraclasse.
O ensino superior brasileiro, nos últimos anos, tem mostrado uma melhora. Não é a toa que hoje em dia há um reconhecimento internacional, especialmente latino-americano, de que várias instituições daqui estão formando bons mestres e doutores químicos, e isso aumenta a cada ano. Como em qualquer lugar, existem algumas deficiências na formação deles, mas mudanças devem ser introduzidas nos projetos didático-pedagógicos para que o Químico possa se desenvolver em mais de uma