Resumo contabilidade
Principio da Competência: Determina que as receitas devem ser registradas no momento em que são merecidas(prestação de serviço) e as despesas devem ser registradas no momento que são incorridas. Ocorre rompimento quando é adotado o regime misto ( receitas são registradas quando arrecadadas(regime de caixa) e as despesas no momento que são incorridas.
Créditos Orçamentários: Recursos para execução dos programas de trabalho do governo.
Exercício Financeiro: O período durante o qual o orçamento é executado.
Contabilidade Governamental: Opera como sistema integrador dos registros orçamentários, econômicos, financeiros e patrimoniais. Identifica todas prestações de serviços do agente publico.
Sistemas de Contas diferenciadas:
Sistema Orçamentário: Nele se registram a receita prevista e as autorizações legais de despesa constantes da Lei Orçamentária e dos créditos adicionais.
Sistema Financeiro: Neste sistema são registradas a arrecadação da receita,as despesas executadas e a movimentação extra orçamentária.
Sistema Patrimonial: Registra os bens patrimoniais do Estado.
Sistema de Contas de Compensação: Registra os valores que podem provocar variações no Patrimônio do Estado.
Demonstrativos Contábeis:
Balanço Orçamentário: Faz comparativo entre a Receita orçamentária estimada e executada, com a Despesa orçamentária fixada e executada,levando ao superávit ou déficit orçamentário.
Balanço Financeiro: É um demonstrativo dividido em duas seções, receita e despesa, correspondentes ao inicio e final do exercício seguinte.
Demonstração das Variações Patrimoniais: São as demonstrações das variações ativas e passivas, indicando se a instituição aumentou ou diminuiu seu patrimônio.
Balanço Patrimonial: É o demonstrativo contábil com duas seções, ativo e passivo.
SIAFI: É um sistema informatizado que processa e controla a execução orçamentária,financeira,patrimonial e contábil da União.
Despesa Pública:
Empenho: Está ligado ao orçamento,