Separaçao de misturas
Objetivo: Separa os constituintes de uma mesma mistura, homogenia ou heterogenia. Por Decantação e Destilação.
Fundamentação Teórica: A maioria das substancias encontrada na natureza, encontra-se na forma de misturas. Para si ter uma substancia pura ouve a necessidade de se desenvolver técnicas e procedimentos que permitam separar as substancias contidas em uma mistura. Para que seja considerado mistura é necessário a associação de duas ou mais substancias diferentes, sejam simples ou compostas e que reagem entre si. As misturas podem ser classificadas em: Homogêneas e Heterogêneas. Misturas Homogenias são uniformes, as substancias envolvidas não podem ser identificadas, pois possuem mesmas propriedades e sofrem dissolução produzindo somente uma fase. Já na mistura Heterogêneas os componentes que constitui a mistura são perceptíveis e podem ser vistos a olho nu, a mistura heterogêneas possuem duas fases. Na pratica de separação podemos utilizar alguns métodos: Evaporação; o componente liquido é separado do solido após se deixar o liquido evaporar. Filtração; separa a fase liquida da solida por meio de uma superfície porosa que retenha o solido. Decantação; separar dois líquidos imiscíveis ( não se misturam entre si ) com o auxilio de um funil de decantação, ao abrir a torneira o liquido mais denso escoa separando do ouro liquido.
Resumo: Nessa pratica utilizamos dois métodos de separação, Destilação simples de liquido, Que a substancia pura foi obtida através da condensação. Também foi utilizado a Decantação. Onde chegou-se na formula pura com auxilio de funil de decantação.
Introdução: Decantação é feita separando líquidos imiscíveis por meio de diferença de densidade. Destilação simples a mistura é aquecida em uma aparelhagem apropriada, de tal maneira que o componente líquido evapora e, a seguir sofre condensação, sendo recolhido em outro recipiente.
Materiais e métodos:
● Materiais utilizados: Aro