A Formação do Professor: Saberes Pedagógicos
Atualmente, a escola precisa ser pensada no âmbito histórico, político e tecnológico para poder desempenhar seu papel de inserção das novas gerações num contexto cultural que tenha como perspectiva o bem-estar e o equilíbrio em detrimento de um todo. Dessa forma, a formação dos professores torna-se fundamental e urgente. Há a necessidade de diversas reflexões a respeito dos saberes requeridos na prática docente, pois a prática em sua complexidade requer do professor o desenvolvimento de diferentes saberes para atender a especificidade e as diferentes exigências do ato de ensinar.
Os professores são responsáveis pelo dia-a-dia da sala de aula, lugar onde ocorrem as grandes e ricas transformações da aprendizagem. Diante dessa afirmação, o professor precisa insistir constantemente no seu aprender a aprender, fazendo-se necessário uma aprendizagem contínua, pois eles devem estar preparados para cada momento em que deverão intervir e estar preparados para compreender situações que exijam diversos tipos de saberes (saberes pessoais, saberes da formação e saberes da experiência), podendo assim, observar, decidir e refletir sobre sua prática pedagógica. Pode-se citar, por exemplo, o domínio das novas tecnologias existentes na área da informática e da comunicação, onde é preciso que os docentes estejam capacitados para assumir um posicionamento sobre essas tecnologias e orientar para que elas se tornem instrumentos de inclusão de todos no contexto atual.
O mundo contemporâneo está cada vez mais exigente, vivemos num momento de crescentes imprevisibilidades, dilemas, situações conflitantes e incertezas. Ele requer novas atitudes docentes, dentre as quais destacamos:
• Assumir o ensino como mediação, onde ele media a relação ensino-aprendizagem, considerando os conhecimentos prévios que os alunos levam à sala de aula;
• Transformar a escola e a prática em interdisciplinares, pois a interação de duas os mais disciplinas