A formação do professor de geografia
RESUMO
A formação do professor em relação a educação se dá no momento em que este faz uma reflexão acerca da prática educativa na busca de consolidar bases para a construção/estruturação da escola, almejando a proposta de Educação para todos Dada a relevância que a educação representa socialmente, busca-se esclarecer alguns pressupostos no que tange a pratica educativa, a fim de identificar alguns fatores que contribuam para a diferenciação pedagógica, visando o alcance da perspectiva da escola que almejamos. A preparação dos professores constitui questão primordial de todas as reformas pedagógicas em perspectiva, pois enquanto não for a mesma resolvida de forma satisfatória, será totalmente inútil organizar belos programas ou construir belas teorias a respeito do que deveria ser realizado.
Palavras-chave: Educação. Professores.Conhecimento
1 INTRODUÇÃO
A educação é hoje o debate mais presente na educação do país. Nunca antes foi tão discutido o principio constitucional de igualdade de condições de acesso e permanência na escola, implicando na necessidade de reverter os velhos conceitos de normalidade e padrões de aprendizagem, bem como, afirmar novos valores na escola que contemplem a cidadania, o acesso universal e a garantia do direito de todas as crianças, jovens e adultos de participarem-nos diferentes espaços da estrutura social.
Neste contexto, procura-se fazer uma reflexão acerca da formação dos professores sobre a educação abordando inicialmente um breve histórico da educação do professor desde o Brasil Colônia até os diais atuais. Num segundo momento como era considerada a Geografia e a formação do professor de Geografia.
2 HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DO PROFESSOR DESDE O BRASIL COLÔNIA ATÉ OS DIAS ATUAIS
A história da Educação no país inicia-se no período colonial, quando começam as primeiras relações entre Estado e Educação, através dos jesuítas que chegaram em 1549,