A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: considerações sobre o projeto “A geografia vai ao acampamento (etapa III)”

2538 palavras 11 páginas
A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: considerações sobre o projeto “A geografia vai ao acampamento (etapa III)”

Giulia Cherulli Chaud
Bolsista Extensão PEIC /UFU- Laboratório de Geografia Agrária (LAGEA)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) giuliachaud@hotmail.com Nataly Silva Fagundes
Bolsista Extensão PEIC/UFU - Laboratório de Geografia Agrária (LAGEA)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) nataly.fagundes@hotmail.com Marcelo Cervo Chelotti
Professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia Laboratório de Geografia Agrária (LAGEA)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) chelotti@ig.ufu.br 1. INTRODUÇÃO
A modernização da agricultura brasileira a partir da década de 1970 provocou significativas transformações sociais em todo o campo brasileiro. Os agricultores que não tiveram acesso ao financiamento promovido pelo Estado, e as novas tecnologias não encontravam espaço e nem condições para suas práticas produtivas. No sul do país formou-se uma grande massa de agricultores precariamente incluídos no processo produtivo. Foi a partir desses acontecimentos que favoreceram o surgimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que contava com o apoio recebido dos setores progressistas da Igreja Católica por meio da Teologia da Libertação, pelas células da comunidade Eclesiais de Base (CEBs) e pela Igreja Luterana, que incentivaram e organizaram esses trabalhadores para lutarem por seus direitos, em uma sociedade que era tida como democrática.
O movimento está ligado a ações de ocupação de terra e a resistência por grupos de agricultores que de alguma maneira foram excluídos pelas transformações ocorridas no campo. O MST tem um importante papel em relação ao número de assentamentos criados, famílias beneficiadas com a redistribuição das terras ocupadas; representando a territorialização da luta pela terra em várias regiões do Brasil. O MST no Triângulo Mineiro,

Relacionados