A formação do mundo moderno - FALCON
FALCON, Francisco e RODRIGUES, Antonio Edmilson. A formação do mundo moderno. A expressão da tensão entre o novo e o velho: A cultura Barroca do Século XVII. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. pp. 165-238.
Francisco Jose Calazans Falcon possui pós-doutorado e Livre-Docência pela UFF. É graduado em História e Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor da UFRJ, UFF e PUC-RJ. Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Salgado de Oliveira. É especialista em História Moderna e Contemporânea com ênfase no Mercantilismo e na Ilustração portuguesa, destacando-se no período Pombalino. Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Historiografia brasileira, História da historiografia, História moderna e contemporânea, Historia cultural e História política.
Antonio Edmilson Martins Rodrigues possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense e Livre-Docência em História do Brasil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio de Janeiro, Cultura Urbana, Modernidade, Cultura Moderna e Cidades.
Para os autores a narrativa e a estratégia de escrita desta obra seguem o livre jogo das forças intelectuais de cada um deles. Que afirmam que exploraram os temas de maneira aberta e de forma ensaística. E ressaltam que
está é resultado de duas longas trajetórias pelo ensino universitário. A obra trata de temas como: a civilização moderna, a história moderna e civilização ocidental entre os séculos XIV e XVIII.
A Idade Moderna instituiu um período determinante, resultando no surgimento da Modernidade. Contudo esse período também pode ser analisado como a transição do feudalismo para o capitalismo ou como a