resenha :FALCON,Francisco José Calangas,RODRIGUES,Antônio Edmilson Martins:A Formação do Mundo Moderno-2ed,-Rio de Janeiro:Elsevier,2006-2 reimpressão.
653 palavras
3 páginas
FALCON,Francisco José Calangas,RODRIGUES,Antônio Edmilson Martins:A Formação do Mundo Moderno-2ed,-Rio de Janeiro:Elsevier,2006-2 reimpressão.Francisco José Calangas Falcon:Possui graduação em História e Geográfia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1995).Foi professor da UFRJ,UFF e PUC-RJ.É especialista em História moderna e Contemporânea,com ênfase no mercantilismo e na ilustração portuguesa.Desenvolve pesquisas nos seguintes temas:Historiografia Brasileira,História Moderna e Contemporânea,História Cultural e Política.
Antônio José Martins Rodrigues:Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1971) e é livre docente em História do Brasil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Atualmente é professor assistente da pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro e professor adjunto da Universidade do Rio de janeiro.Tem experiência na área de História com ênfase em História do Brasil,atuando principalmente nos seguintes temas:Rio de Janeiro,Cultura urbana,Modernidade,Cultura Moderna e Cidades.
No capitulo sobre, As manifestações do Novo Tempo nos Espaços extra-europeus, discuti á trajetória portuguesa do medievo a modernidade. Para traçar esse perfil avalia-se o que se determinou como Renascimento, no caso o italiano, com outras ideias europeias.
Na seção que fala da Formação do Mundo Modermo, mostra que “A dependência dos valores italianos provocou a produção de certos lugares-comuns que se tornaram”. Obstáculos á pesquisa e as referencias para o encontro ou não de Portugal na modernidade com forte presença tradicional, tornou-se sinônimo de feudal, fazendo de Portugal na modernidade com forte presença tradicional, tornou-se sinônimo feudal, fazendo de Portugal uma sociedade atrasada . Mostra obstáculos que fez com que Portugal transparecesse uma ideia de atraso tecnológico, arcaico, devido a seu acervo cultural, religioso.
Com o passar de algum tempo Portugal busca a iteração entre sua tradição e a