Literatura - Quinhentismo
Este trabalho abordará a fase literária “Quinhentismo”, que ocorreu em nosso país logo em seu descobrimento. Aprofundaremos os estudos sobre quais os textos que compuseram essa fase, as características desses textos e o contexto histórico que ocorria naquela época.
O Quinhentismo
Com a chegada das embarcações de Portugal ao Brasil, é iniciada uma fase de produção escrita no país. Quinhentismo é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, no momento em que a cultura europeia foi introduzida no país. Não havia produção literária ligada diretamente ao povo brasileiro, mas sim obras no Brasil que davam significação aos europeus. Trata-se de uma literatura ocorrida no Brasil, mas que denota a visão, as ambições e as intenções do homem europeu mercantilista em busca de novas terras e riquezas.
A produção das obras escritas naquele período apresenta um caráter informativo, documentos que descreviam as características do Brasil e eram enviados para a Europa, onde não se sabia absolutamente nada sobre os costumes dos nativos e os recursos naturais das terras brasileiras. Entre as publicações daquela época, encontram-se cânticos religiosos, poemas dos jesuítas, textos descritivos, cartas, relatos de viagem e mapas.
• A literatura dos jesuítas tinha como objetivo principal o da catequese. Este trabalho de catequizar norteou as produções literárias na poesia de devoção e no teatro inspirado nas passagens bíblicas.
• A Carta de Pero Vaz de Caminha (que consta como o primeiro texto escrito em território brasileiro), o navegante registra suas impressões sobre a terra recém-descoberta. O texto valoriza as conquistas e aventuras marítimas (literatura informativa) ao mesmo tempo que a expansão do cristianismo (literatura jesuíta). A Carta de Caminha inaugura o que se convencionou chamar de Literatura Informativa sobre o Brasil. Este tipo de literatura, também conhecido como literatura dos viajantes