ARQUITETURA E URBANISMO
Um layout bem planejado é fundamental para agilizar as atividades, evitar desperdício e garantir segurança aos funcionários. canteiros diferem-se entre si,. Porém, em todos devem ser identificadas as interferências e barreiras que possam impedir uma correta armazenagem e bom fluxo de materiais, pessoas e equipamentos. Diminuir custos e prazos e ainda manter a qualidade. Este é o objetivo de quem adota a racionalização construtiva. quando bem empregadas, as metodologias da racionalização ajudam a reduzir os problemas construtivos e ainda permitem ganhos de produtividade e qualidade.
O que é racionalização?
Por definição, a racionalização trata da melhor utilização dos recursos existentes em todas as etapas da obra. Isso significa que os recursos devem ser utilizados em sua total capacidade, é preciso considerar como recursos a mão de obra, os materiais, as ferramentas, a energia, os meios de transporte, entre tantos outros. entrada de caminhoes:(especificar no croqui) sistema "meia-lua" ou em "ziguezague".dentro do canteiro, o veículo estaciona e espera a descarga de um caminhão antecessor, sem contato com a via pública.
- vantagens nesse sistema:, A eliminação das fricções entre caminhões, o acesso fácil e a agilidade na descarga",
Armazenagem segura
não devem ser estocados materiais como sacos, perfis e madeira apoiados em muros e pilares de sustentação, já que poderão gerar avarias provocadas por batidas, o que ocasiona fissuras e trincas. Caso se armazenem materiais sobre lajes, devem ser empilhados a uma distância no mínimo igual à altura da pilha.
Madeiras - Devem ser armazenadas em camadas planas, firmes e acomodadas, dependendo do tamanho das peças, uma no sentido inverso da anterior. ultrapassando 1,2 m de altura, devem ser colocadas pranchas transversais. O local deve possuir extintores de água pressurizada.
Sacos - A pilha de sacos de cimento não deve ter mais que dez unidades. Os quatro sacos dos extremos devem ser