044237691139
580 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOCURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Resenha Crítica
A FORMAÇÃO DO MUNDO MODERNO: A construção do Ocidente dos séculos XIV ao XVII (Francisco Falcon,Antonio Edmilson Rodrigues)
São Luís- Maranhão
CLEIDIANE MOREIRA DE OLIVEIRA *
A formação do Mundo Moderno: A contrução do O cidente dos séculos XIV ao XVIII
Trabalho de graduação apresentado à disciplina Formação do Mundo Moderno do Curso de Ciências Sociais, da Universiddade Federal do Maranhão-UFMA, sob orientação do Prof.Reinaldo Barroso Júnior.
*Aluna do 1 período do Curso de Ciências Sosciais-UFMA.
INTRODUÇÃO
Muitos fatores provocaram vários e significativas mudanças econômicas,política,sociais e culturais no mundo inteiro,principalmente com o fim da idade média,o qual dá início a um novo período histórico.
Como disse Marx: O capitalismo seria uma forma de exploração do homem pelo homem.”
No ponto de vista dessa teoria os trabalhadores,que não possuem meios de produção,por aquelas que possuem capital,o Estado dominado pelos representantes burgueses,garantiria as condições de exploração onde a cidade capitalista será o centro econmico e pulsante da sociedade.
INTERPRETAÇÃO:
O processo de intensificação do comércio favoreceu o crescimento das antigas cidades,onde surgem novas formas de organização social.Outro fator que contribuiu para essa expansão foram as cruzadas,que contudo envolviam interesses comerciais como ampliar as realções com o Oriente,apesar de serem expedições de caráter religiosa.
Com o aumento do poder dos reis,nasce o Estado Nacional e uma nova forma de governo e Monarquia Absolutista,onde controlovam a economia,impondo uma porção de regras as quais foram chamadas de Mercantilismo,prosperando e ganhando importância.
Essas mudanças de vida e mentalidade dos