A formação do indivíduo na sociedade moderna, sob o olhar de simmel e elias
Mariana Nunes
Resumo:
Este trabalho pretende apresentar considerações feitas por Simmel e Elias, sobre os processos de formação do indivíduo nas sociedades modernas, que tinham em comum a ideia de que indivíduo e sociedade estabeleciam uma relação indissociável. E aborda também o tema da civilização como elemento fundamental na construção da personalidade.
Palavras-chave: autocontrole; indivíduo; sociedade.
A formação do indivíduo na sociedade moderna
Para entender a proposta que Simmel e Elias apresenta, é necessário compreender que a sociedade é vista como um lugar de interações, mudanças e particularidades. O indivíduo forma e é formado pela sociedade e estabelece com esta uma intima ligação, seus valores, regras e maneiras de conviver são determinados por processos sociais. Simmel chega a afirmar que não existe individuo sem sociedade e sociedade sem indivíduo.
Os processos sociais são impulsionados por uma necessidade individual humana, mas a forma como esses se manifestam e se determinam são produzidas em relação com o outro, esse exerce e sofre influencia sobre e dos demais indivíduos.
A busca por uma civilização no ocidente
Os costumes, valores e normas que regem uma sociedade, são produtos históricos, os costumes de um determinado povo podem permanecer em muitas gerações, assim como podem sofrer mudanças. Norbert Elias, sociólogo Alemão, quando se propõe a estudar “o processo civilizador” parte de uma análise de manuais de etiquetas, uma análise de situações muito cotidianas, como, formas de se comportar a mesa e conduta no tratamento com o outro. Nessa obra ele afirma que:
No estudo desse processo de civilização, não podemos deixar de sentir desconforto e embaraço. É bom estarmos conscientes dele. É necessário, pelo menos enquanto estudarmos esse processo, tentar superar todos os sentimentos de embaraço e superioridade, todos os juízos de valor e críticas