01 Acao Estrutura Teoria Social
Weber
eber,, Durkheim, Bour
Bourdieu,
Giddens, Anselm Strauss e Norbert Elias
Alessandro André Leme 1
RESUMO: O propósito deste paper é a realização de um debate (preliminar) sobre o embate entre estrutura e ação que historicamente marcou e ainda continua a influenciar as discussões dentro das ciências sociais, especialmente, no campo da teoria social. Ao discutirmos as teorias centradas na estrutura e as teorias centradas na ação, além de nos darem um panorama histórico do movimento teórico-metodológico realizado pelas Ciências Sociais, ainda, nos dá condições de indagarmos como a alteridade (a relação com o outro) se insere tanto nas primeiras, quanto nas segundas. Ainda temos por decorrência uma inquietação sobre a validade ou não das produções de tais teorias mediante aos “novos” acontecimentos e ordenamentos sociais que estamos vivenciando com os avanços informacionais/tecnológicos e na genética.
Será que tais avanços também nos trazem a necessidade de redefinição da própria teoria social ou ainda não temos condições de a faze-la (este aspecto não será central no trabalho, porém não é menos importante por isso, é apenas um fator decorrente da escolha que fizemos). Para tal, reverberamos sobre alguns autores clássicos e alguns contemporâneos que achamos relevante para essa discussão na tentativa de evidenciarmos as especificidades e os avanços alcançados nesse campo do saber.
PALAVRAS-CHAVES: Estrutura, Ação, Teoria Sociológica.
ABSTRACT: The intention of this paper is the accomplishment of a debate (preliminary) on the shock between structure and action that historical event it marked and still it continues to inside influence the quarrels of social sciences, especially, in the field of the social theory. When arguing the theories centered in the structure and the theories centered in the action, beyond in giving to a historical panorama of the movement