A formação de Professores no Ensino de Ciência na educação básica
Atualmente nos é retratado sobre os futuros professores, na importância em que os mesmo temos para a construção de uma nova sociedade. E que vivemos em uma sociedade repleta de informações, que exigem cada vez mais do ser humano em especial do professor que o mesmo esteja se aperfeiçoando. Segundo ALARCÃO (2003) o professor deve ser capaz de:
“Criar, estruturar, e dinamizar situações de aprendizagem e estimular a aprendizagem e a autoconfiança nas capacidades individuais para aprender...”
Onde todos são estimulados a buscar o conhecimento, pois o ser humano vive em constante desenvolvimento, não somente o conhecimento formal, mas o conhecimento informal, que são necessários para “viver”.
Na educação esses conhecimentos adquiridos pela sociedade, estimulam o docente a rever o seu papel, requer uma formação profissional mais adequado para satisfazer esse desafio que a nova sociedade trás. No novo papel do professor, esses têm a tarefa de organizarem, selecionarem e problematizarem seus conteúdos, para formar no aluno um pensamento crítico. LIBÂNIO, 2002, p.36 retrata que:
“A tarefa de ensinar a pensar requer dos professores o conhecimento de estratégias de ensino e o desenvolvimento de suas próprias competências do pensar”
Ou seja, se o docente não utiliza de habilidades para refletir que ele está sempre aprendendo, não será capaz de ensinar seus alunos á estimularem suas capacidades. Durante o processo de formação do docente, ele adquire vários conhecimentos, conhecimentos que por muitas vezes não são suficientes para suprir a realidade e a diversidade encontrada na sala de aula no seu dia a dia, devido à diversidade de relações professor/aluno. Por isso o Professor recebe a oportunidade de ter uma formação continuada, que está à disposição dos mesmos para que possam rever seus conceitos criados no decorrer de sua profissão.
O professor deve e necessita