A Forma o do Estado de Israel
CURSO: DIREITO
TURMA 2013/2
PROFESSOR ESIOMAR
A origem do Estado de Israel
Ao falarmos sobre a origem do estado de Israel não podemos deixar de mencionar a origem do povo hebreu, já que uma das bases necessárias para a formação de um Estado é seu povo.
A história deste povo se inicia quando Abrão (cujo nome significa “pai”) decide obedecer ao seu Deus, e peregrina para uma terra, que até então é para ele desconhecida. Em seu trajeto o seu nome é mudado para Abraão
(cujo significado é “pai de multidões”), e sua prole então começa a se multiplicar através de seu neto Jacó, filho de Isaque. Num modelo familiar patriarcal, Jacó teve doze filhos homens que darão inicio a doze tribos, de um povo monoteísta que tem a JAVÉ (JEOVÁ) como único Deus e se sujeita as suas leis e costumes.
Com o passar do tempo, e após o exílio egípcio, o povo hebreu consegue se firmar na esperada Terra Prometida (em termos de extensão territorial como indo do Rio do Egito ao Rio Eufrates, o que hoje compreenderia os territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia ocidental, sul da Síria e sul do Líbano) e ali estabelece seu território e sua soberania.
Soberania esta que se inicia com os Juízes (sendo o primeiro deles Otniel), passa pelo Sacerdócio de Samuel e dá inicio a monarquia com Saul, mas é com Davi que Israel atinge o seu auge e obtém o respeito das nações de sua época. A religião, cultura e sentimento de povo dos Hebreus, agora conhecido como Judeus, é tão forte que eles se mantem indissolúveis mesmo sofrendo exílios e cativeiros, o primeiro deles com Joaquim, rei de Judá, para a
Babilônia. Mesmo, agora já na era moderna, com o povo Judeu sendo disperso ao mais diversos países e continentes, eles conseguiram preservar sua identidade cultural e religiosa, influenciando os que estavam a sua volta, sendo este exemplo cabal de seu status de nação, em qualquer território que ocupe.
O povo Judeu sofreu perseguições por diversas vezes, sendo