A Floresta Nacional De Lorena
Anteriormente tendo sido doado pela prefeitura de Lorena ao Ministério da Agricultura, o local foi totalmente reflorestado com espécies nativas, como angico, pau-jacaré, ingá, diversos tipos de ipês, pérola vegetal, paineira, pau-viola, jacarandá-da-Bahia, pau-brasil, jequitibá, escova-de-macaco, palmito, quaresmeira, cedro, sapucaia, entre outras. A Floresta Nacional de Lorena reúne a maior e mais diversificada floresta de Mata Atlântica na vasta planície do descaracterizado Vale do Paraíba. Devido a sua grande diversidade, esta estratégica unidade de conservação federal se constitui em importante banco genético de espécies arbóreas, ou seja, uma fonte de produção de sementes.
O clima é predominantemente tropical, com verão úmido e inverno predominantemente seco. A Floresta Nacional está localizada em área totalmente plana e boa parte dentro de áreas alagadiças - aluviões quaternários - do rio Paraíba do Sul e seus afluentes. Abrange uma área com cerca de 445.615 ha e engloba 37 municípios. Podemos levar em consideração que devido a ocupação dessa região por atividades urbanas e industrias, está sendo considerada uma ameaça à Flora, por conta da escassez de áreas protegidas e de ambientes naturais.
Nesse local podemos fazer diversas coisas legais:
Passear, descansar, fazer ginástica, caminhadas, brincar, andar de bicicleta, ou simplesmente observar animais silvestres fotografar e filmar, fazer piqueniques, jogar bola, Não é permitido Usar fogo e praticar qualquer ato, ou se omitir, de forma que possa ocasionar incêndio, não retirar plantas, frutas, flores, sementes, areia e pedras e não capturar os animais e dentre outras coisas. Nesse local a sobrevivência de diversas espécies da fauna, somente de aves, são 150 espécies como as marrecas irerê e a pé-vermelha, além da