A fisica no cotidiano
Na escola, a Física é apresentada aos estudantes na forma de disciplina, muitas vezes aparentando ser um estudo desnecessário, sem muita importância. No entanto, o mundo é repleto de aplicações da Física que estudamos nas escolas, ela está em nós, nas coisas, nos movimentos, na natureza e em tudo a nossa volta.
Muitas vezes a física está tão presente em nossa vida que nem percebemos, utilizamos em nosso cotidiano termos como: “como fulano é inerte” e “a natureza reagindo à nossa ação”, mas não sabemos as suas origens.
Nas atividades físicas, como o próprio nome já denuncia, há grande presença da física. Na dinâmica, que estuda o movimento e suas causas, pode-se destacar as leis de Newton.
A terceira lei de Newton (Ação e Reação), por exemplo, está presente na maioria, senão em todos os exercícios físicos. Newton disse: “A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas para partes contrárias.” Esta lei consiste na igualdade das forças que dois corpos fazem um no outro, um agindo e o outro reagindo com a mesma força, na mesma direção, mas no sentido contrário.
A cama elástica é um exemplo da aplicação da terceira lei de Newton em atividades físicas. Ao pular em um instrumento como este a pessoa faz uma força que deforma a “cama”, a reação é a outra força que ela faz, na mesma intensidade e direção, mas no sentindo oposto, fazendo com que a pessoa volte a pular. Sendo assim, quanto mais força se fizer na cama elástica no pulo, mais força haverá de reação. Essa reação dá um bom impulso devido ao fato da cama se deformar e voltar ao estado de origem depois.
O vôlei também tem ocorrências da lei da Ação e Reação, é comum ver em jogos jogadores caindo após sofrerem um impacto da bola contra seus braços. Em manchetes, por exemplo, eles recebem a bola que costumam vir com muita velocidade e força e, sofrendo uma reação