Rio de janeiro
O Cristo Redentor é um dos mais admirados pontos turísticos do Brasil e está entre as Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno. A fama desse monumento é internacional, vai além da religiosidade e representa a simpatia do povo carioca, que é conhecido por receber muito bem os visitantes que chegam ao Rio de Janeiro. Pode-se dizer que o monumento deseja boas-vindas, de braços abertos.
O Cristo foi inaugurado em 1931, mas já em 1921 a ideia de construir um monumento em homenagem ao centenário da independência do Brasil tinha sido cogitada. A montagem das peças, revestidas em pedra-sabão, levou cincos anos para ser concluída e houve uma campanha nacional para arrecadação de recursos para a obra.
O projeto do engenheiro Heitor Silva Costa, que teve o apoio dos artistas Carlos Oswald e Paul Landowski quanto ao desenho e à escultura, faz parte de um cartão-postal que envolve a Floresta da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo.
Por ano, passam pelo Cristo Redentor cerca de um milhão de turistas, que podem admirar, lá do alto, a vista de outras paisagens do Rio, como a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar e a orla da praia de Botafogo. O Pão de Açúcar é um dos cartões postais mais conhecidos do Rio de Janeiro. Ele é, na verdade, um parque turístico que envolve duas montanhas – o morro da Urca e o próprio Pão de Açúcar - e dois teleféricos que fazem o trajeto entre a praia Vermelha e os dois morros.
PÃO DE AÇUCAR
O Pão de Açúcar é um dos cartões postais mais conhecidos do Rio de Janeiro. Ele é, na verdade, um parque turístico que envolve duas montanhas – o morro da Urca e o próprio Pão de Açúcar - e dois teleféricos que fazem o trajeto entre a praia Vermelha e os dois morros.
O primeiro bondinho, que liga a praia ao morro da Urca, foi inaugurado em 1912 e se tornou o primeiro teleférico instalado no Brasil. Em 1913, o segundo trecho começou a ser operado, conectando o morro da Urca ao Pão de Açúcar.
A primeira