A Finalidade e a Importância da Defesa Civil
As atividades de Defesa Civil, bem como outras prestações de serviços públicos, estão previstas no ordenamento jurídico pátrio, passando, assim, a constituírem-se em deveres do Estado.
Aqui no Distrito Federal a incumbência é, primordialmente, do Corpo de Bombeiros Militar, no entanto, todos outros seguimentos de defesa acionáveis devem secundar a ação de tais servidores militares, que estão mais habilitados a conduzir essas atividades. Nos dias de hoje diante de tantas catástrofes, dos índices de acidentes de trânsito assustadores, da poluição ambiental preocupante, dos riscos gerais de desastres naturais ou provocados pelo homem entre outros, vimos o quão importante e fundamental é o papel da defesa civil na coletividade, de maneira a produzir nas pessoas mais confiança e segurança.
Cabe à Defesa Civil, não somente as ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, mas, também, prevê a ocorrência a e magnitude de um evento adverso, de forma a restabelecer a normalidade social. É também papel da Defesa Civil, estabelecer a relação existente entre a probabilidade de que uma ameaça de evento adverso ou acidente determinado se concretize, adotando, para tanto, medidas preventivas estruturais, que possibilitem minimizar ou até mesmo evitar perdas humanas, materiais e ambientais.
A prevenção é, portanto a melhor arma de que a Defesa Civil pode lançar mão para evitar e prevenir fatos e acontecimentos desastrosos à população, o que exige dos seus Membros preparação para emergências, que deve abranger a adoção de programas de desenvolvimento institucional, de recursos humanos, científico e tecnológico, mudança cultural, motivação, planejamento operacional, mobilização, aparelhamento e apoio logístico.
Diante de tudo isso, podemos concluir que prevenir é melhor do que remediar.