A Filosofia e seus filósofos
Heidegger pretende traçar um caminho para definir filosofia,ele discute sobre a historia da filosofia e a instituição de padrões e definições para esse saber. O filósofo critica qualquer definição absoluta,haja vista quantas interpretações foram feitas no surgimento e desenvolvimento do saber filosófico. Ele progressivamente descontrói a história da filosofia.Ele começa falando dos pré-socráticos,passa por sócrátes,Platão e Aristóteles.Ele critica a formação de um modelo absoluto e mostra como a filosofia varia com o decorrer do tempo e assume interpretações diversas.Por exemplo,Deleuze afirma que a filosofia é uma disciplina que cria conceitos,os pré-socráticos interpretam ela como o estudo da physis(da natureza).Platão segue a linha do estuda das ideias,do mundo ideal e real,do mito da caverna.Aristóteles ver o mundo e o homem como substancia e para Heiddeger o homem é por meio da fala.Logo,a filosofia em sua formação não tem um conceito pleno e absoluto.Ele nos propõe uma nova forma de pensar.
A Filosofia não é um conhecimento exclusivamente racional. Ela é um saber Teórico, com competência Para "perscrutar o ente" (o Fundamento das Coisas). Por meio da Palavra (racional) e de um diálogo o 'ente' é Revelado. Um Elemento essencial da Filosofia é o espanto Que residem no seu interior,pois desperta o ato de filosofar. Embora a localidade não seja a Causa única do filosofar, permanece no interior inerente a ela.Além disso,ele afirma que filosofia não é a guarda da razão devido ela não ser essencialmente racional,mas também carregar aspectos irracionais.Isso é atribuído em virtude da origem grega da razão e a definição do conceito do que é racional.Haja vista que ela seria limitada e contraditória em suas manifestações se fosse restrita ao pensamento racional.
A concepção histórico-social é nossa contemporânea e umas das mais opositoras da concepção essencialista, voltada mais com a essência do homem que era voltada