O que é filosofia? quem foi o primeiro filósofo?
FILOSOFIA
Aluno: Richardson Vilas Boas
Professor: João Henrique
Curso: Química Industrial
Período: I
Recife, 04 de Abril de 2013.
Neste trabalho será mostrada a minha definição de filosofia, quem foi, segundo estudos, o primeiro filósofo e quais as contribuições dele para a Filosofia e a história em geral. Será mostrado também que a filosofia é um estudo que influencia pensamentos em diversas áreas atualmente, e por ser baseada em dúvidas que surgem a todo o momento, está sempre se renovando.
O QUE É FILOSOFIA?
Filosofia é o estudo que busca respostas cada vez mais exatas ― sem “brechas” ― sobre tudo que existe na natureza e que ainda deixa alguma dúvida. Ela é movida pela curiosidade que surge nos seres humanos ao estranhar algo dito como certo. Quando levantamos uma dúvida sobre qualquer coisa relacionada a nossa existência, ou não, estamos praticando a filosofia.
Quem pratica filosofia é filósofo. O filósofo busca conhecimento sobre o que há em sua volta, mas ele não busca com uma visão comum, ele investiga as possibilidades. As pessoas praticam a filosofia para sua auto-satisfação em relação à sabedoria, ou seja, elas querem mais conhecimento sobre determinado assunto.
A filosofia aborda questões da nossa existência, mas difere da religião em ter como base a razão, e não coisas divinas e mitológicas. A filosofia derrubou a explicação mitológica. Afirmar que a chuva cai do céu pelo processo de evaporação do mar até formar as nuvens e chover é mais concreto do que acreditar que existe um dos deuses que mora dentro do mar e faz com que a chuva caia.
Qualquer ser racional pode ter um pensamento filosófico. Uma simples pergunta como: “Por que só os seres humanos são racionais?” deixa uma dúvida no ar, e isso faz com que as pessoas dialoguem/discutam sobre o assunto, e nunca a resposta se resumirá em uma só, as pessoas terão cada uma, seu próprio ponto de