Contração muscular
A contração do músculo esquelético está sob controle voluntário. Cada célula muscular esquelética está inervada por um ramo de motoneurônio. Potenciais de ação se propagam ao longo dos motoneurônios, levando a liberação de ACh (acetilcolina) na junção neuromuscular. Os eventos que provocam a contração das fibras musculares ocorrem entre o potencial de ação da fibra muscular e sua contração que são chamados de acoplamento excitação-contração. (CONSTANZO, 2007).
A força muscular é fundamental para a saúde, para a manutenção de boa capacidade funcional e para atingir qualidade de vida satisfatória. O objetivo da prática foi comparar a força isométrica da mão direita com a mão esquerda, estudar os efeitos de repetidas contrações musculares na força dos músculos dos braços e determinar os efeitos de cargas variadas na velocidade de contração muscular.
2 METODOLOGIA
Foi usado uma bola de tênis para que o aluno voluntario pudesse apertar, um cronometro para marcar o tempo, alteres com pesos variados e o esfingmomanômetro para visualizar a pressão do voluntario.
O aluno voluntário apertou a bola de tênis fortemente com ambas as mãos, mantendo o braço e a mão paralelos ao tronco e afastados do corpo, esse procedimento se repetiu por duas vezes com cada uma das mãos, para que fosse calculado a média, que no caso, seria o resultado para essa parte do experimento.
Na sequência o aluno realizou uma série de contração com o seu braço