Explicar os períodos da filosofia grega; Sócrates; Preocupação dos primeiros filosofos
A filosofia grega pode ser dividida em duas fases: período pré-socrático, socrático.
Período pré-socrático ou cosmológico, quando a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza, e pretendiam encontrar o elemento primordial (ARCHÉ) da Natureza (PHYSIS) a partir do qual tudo surgiu.
Os pré-socráticos buscavam um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de tudo. Os principais filósofos dessa fase foram: Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.
Período Socrático
Por volta do século V aC. começa o que podemos considerar como um novo período na história da filosofia, ao qual podemos chamar de período Socrático ou antropológico. Esse também é chamado de período clássico da filosofia.
Podemos marcar o início desse período com a atuação dos Sofistas que estavam preocupados mais com a linguagem e a erudição do que com a explicação do mundo. Para os sofistas o importante era o bem falar e a arte de convencer o interlocutor.
Qual a preocupação dos 1º filósofos?
Objetivo dos 1º filósofos, era construir uma cosmologia( explicação racional e sistemática das características do universo baseado nos mitos). Em outras palavras, os 1º filósofos queriam descobrir, com base na razão e não na mitologia, principio substancial (arché) existente em todos os seres materiais.
Sócrates (séc. V a.C.)
Filosofia: A filosofia socrática apresenta-se como uma atitude de permanente procura do saber, aliada a um compromisso com esse mesmo saber.
Diálogo: Via para o conhecimento e auto-conhecimento
Sócrates atribuía uma enorme importância ao diálogo na procura do saber, desprezando o papel da escrita. Através do diálogo pretendia não apenas despertar as consciências para a questão do saber, mas também ajudá-las nessa busca.
Universalismo: Superação do relativismo dos sofistas
O relativismo dos sofistas havia tornado a indistinta justiça e