RESUMO FILOSOFIA- os pré-socráticos
Na historia do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia entre os séculos VI e VII, promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional. Durante muito tempo os primeiros filósofos gregos compartilharam de crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizaria a filosofia, a utilização da razão para resolver os problemas da vida, estaria vinculado ao surgimento da polis, cidade-estado grega. A polis é uma nova forma de organização social e política XIII e VI a.C. De acordo com a tradição histórica a fase inaugural da filosofia grega ´conhecida como período pré-socrático (anterior a Sócrates) desenvolvidos desde Tales de Mileto no século VII a.C., até o surgimento de Sócrates, no século V a.C.
É importante ressaltar, que alguns filósofos chamados de pré-socráticos, foram contemporâneos de Sócrates (assim designados porque mantiveram o tipo de investigação de seus predecessores).
Os filósofos pré-socráticos tinham como preocupação explicar o princípio da natureza e da ordem do mundo, ou seja, as leis gerais que regem o mundo físico (cosmologia). Essa preocupação fez com que eles procurassem um princípio lógico que explicassem a própria natureza, enfatizaram a Filosofia natural e a cosmologia, descobriram princípios materiais e causas motoras dos eventos naturais.
A filosofia teve como berço a cidade de Mileto, situada na Jônia, litoral ocidental da Ásia Menor. Caracterizaria por múltiplas influências, Mileto abrigou os três primeiros pensadores da historia ocidental a quem atribuímos a denominação filósofos. São eles: Tales, Anaximandro e Anaxímenes. O objetivo dos primeiros filósofos era a construção de uma cosmologia (explicação racional e sistemática das características do universo) que substituísse a antiga cosmogonia (explicação no universo por meio dos mitos). Eles buscavam encontrar o principio substancial ou substancia primordial, a “matéria prima” de que são feitas