A filosofia moderna
ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
Leiam o texto Efeito estatístico faz Brasil avançar em ranking dos países mais competitivos da revista veja que trata de indicadores estatísticos de competitividade.
Após a leitura do artigo, reunir um grupo de 4 ou 5 alunos para discussão da confiabilidade dos dados e indicadores estatísticos.
Preparar um texto de 15 a 25 linhas como resultados das suas discussões.
Considerando que o Brasil despontou como a 48ª posição na economia mundial, os números ainda parecem muito desanimadores dependendo excessivamente da venda de produtos básicos para somar divisas. Para poder ser competitivo e avançar posições o Brasil precisa melhorar os índices educacionais, investir mais em portos, aeroportos, ferrovias e estradas, ou seja, reduzir a mão forte do Estado. Apesar do bom desempenho, o Brasil ainda continua com índices vergonhosos em eficiência da gestão pública e confiança na classe política, qualidade na educação e carga tributária.
Apesar de tudo, o Brasil reúne bons exemplos de empresas e institutos de pesquisas que fazem a diferença, ou seja, investem, geram conhecimento de ponta e colocam o País no mapa da inovação e do desenvolvimento tecnológico. Pois além da macroeconomia o uso de tecnologias de informação e comunicação também ajudou a tornar o País mais competitivo.
De acordo com o responsável pela análise dos dados brasileiros, Carlos Arruda, o ranking foi afetado pela incerteza crescente advinda da crise Europeia, da vulnerabilidade norte-americana e da desaceleração da China.
Arruda explica também que as medidas tomadas pelo governo Dilma Rousseff de redução da taxa básica de juros e consequente na queda dos juros bancários teriam impacto positivo para a colocação do país no ranking.
Portanto, acreditamos que os dados fornecidos pela revista veja, possa ter confiabilidade e que o Brasil caiu de posição em virtude da falta de mão de obra qualificada. O referido