A filosofia enquanto dispositivo a formação social na EJA
O currículo está posto como uma referência de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País, objetivando a sua implantação, por todos os agentes diretos e indiretos do sistema educacional, tais como: Universidades; Projeto Politico Pedagógico; Gestores, Coordenadores, Professores, empresários e sociedade em geral.
Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual (BRASIL, 1997).
Devido a importância que o próprio governo concede ao documento que norteia a construção da unidade ideológica nacional, os PCNs, foram divididos em dez volumes, para uma melhor consulta e estudo dos profissionais da área, sobre isto nos diz Sacristã que “esta divisão contribuiu para parcializar a realidade e afiançar a fragmentação da educação”. (SACRISTÃ, 1996, p.124).
Entre estes dez volumes três são dedicados aos Temas Transversais. O primeiro deles se constitui na apresentação e justificação da proposta que se diz integradora para tratar da questão social denominando á de Ética a qual deverá ser ensinada na escola.
O segundo documento trata sobre Pluralidade Cultural e Orientação sexual. Já o terceiro refere-se ao Meio Ambiente e Saúde. 4º 5º 6º.
Considerando que este documento esta dividido por lições ou áreas do conhecimento e para que se possa alcançar o ideal de buscar a filosofia oculta neste documento, far-se-á um recorte referente ao assunto: