A produtividade em uma iundústria metalúrguca
6929 palavras
28 páginas
INGEPRO – Inovação, Gestão e ProduçãoAgosto de 2010, vol. 02, no. 06
ISSN 1984-6193 www.ingepro.com.br A produtividade em uma indústria metal-mecânica no período 20032007: um estudo exploratório.
Júlio Cesar Valandro Soares
Solano Rocha
Resumo: A constante orientação por melhores resultados, norteada pela busca da sobrevivência em um ambiente sob o imperativo da competitividade, induz as companhias a buscarem informações rápidas e precisas a respeito de seus desempenhos. Neste senntido a orientação por meio da produtividade dos empreendimentos vem ganhando espaço entre as formas de mensuração. A produtividade, em especial, trata-se da razão existente entre o produzido por determinado sistema e os investimentos efetuados no mesmo com o intuito de originar determinado volume/nível de produtos/serviços. Este artigo objetiva retratar e analisar, de forma prática, os indicadores totais e parciais de produtividade de uma companhia (sistema), durante um intervalo de tempo que permita comparação a respeito da evolução dos mesmos. A metodologia utilizada, de cunho descritivo, exploratório, documental, bibliográfica e ex-post facto, permitiu análises que desencadearam algumas constatações teóricas e diagnósticos conclusivos a respeito do desempenho da companhia abordada. Dentre eles, se pode dizer que houve redução da eficiência produtiva do sistema no perído analizado e que, entre outros fatores, a redução da produtividade parcial de mão-deobra contribuiu para tal situação.
Palavras-chaves: Produtividade, indústria, metal-mecânica.
1 Introdução
Trata-se de truísmo afirmar que o aumento significativo das tecnologias aliado à globalização encaminhou as organizações a um ambiente turbulento, extremamente complexo e competitivo. Frente a esta realidade e em detrimento da escassez de tempo e de recursos se faz necessária a utilização de técnicas administrativas que possam potencializar a racionalidade nos processos decisórios e produtivos.