Eng civil
Técnica construtiva refere-se ao modo de como uma etapa ou todas etapas de construção é feita.
As técnicas construtivas a cada tempo que passa vêm se modernizando cada vez mais, e na maioria das vezes essas modernidades busca as mesmas características que são:
Rapidez na construção;
Redução de custos;
Menor desperdício de materiais;
Sustentabilidade;
Segurança;
Esse trabalho vai mostrar e explicar algumas dessas novas técnicas, na parte estrutural há o sistema viga-laje em madeira, que visa a racionalização, flexibilidade e principalmente uma maior facilidade de manutenção.
Há também novas formas para construção de paredes que faz com que há uma maior velocidade, conforto térmico, conforto acústico no caso das paredes autoportantes moldadas in loco com concreto celular. Já o sistema “tilt-up” de construção de paredes, é um sistema que além de ter um menor tempo de obra, há uma maior segurança para que os trabalhadores executem a obra.
Já na parte de instalações elétricas e hidráulicas, os novos sistemas de montagem ajuda na redução de custos, pois permite a visualização dessas partes sem a necessidade de quebra das paredes.
Por último tem-se o sistema construtivo concreto-PVC que é uma técnica simples, cuja sua principal característica é ser sustentável. 2 Sistema viga-laje em madeira
O sistema viga laje em madeira, é uma técnica na qual o sistema é composto por peças de madeiras serradas, sem cortes para encaixe, unidos por uma barra rosqueada que é fortemente apertada nas extremidades. Somente com a união de todos elementos que compõem as paredes, piso e cobertura é que garante a resistência do conjunto.
Devido à ausência de encaixes, permite-se a fabricação das peças usando instrumentos básicos de mercenaria. Os painéis admitem soluções arquitetônicas arrojadas, desde que seja feito de forma correta o travamento entres os painéis.
Algumas características dessa técnica construtiva.
. Resistência estrutural;