ergonomia
Motivação é um impulso que faz com que as pessoas sejam para atingir seus objetivos. A desmotivação profissional é causada por diversos fatores decorrentes da rotina diária de um profissional. O acúmulo de tarefas, obrigações e as cobranças geradas por um mercado cada vez mais competitivo e exigente acabam gerando a tão indesejada desmotivação. 2. FINALIDADE Este trabalho tem a finalidade de mostrar como a ergonomia por contribuir para melhorar a motivação de um funcionário.
3. OBJETIVO
Buscar e adquirir conhecimentos mais detalhados de como a ergonomia em toda sua dimensão pode ajudar na motivação profissional.
4. DEFINIÇÃO 4.1. Ergonomia
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade 4.2. Desmotivação
Sem interesse, sem ânimo; sem motivação; sem motivo, justificação.
5. CONTEUDO
Analisando os dados do estudo global sobre força de trabalho, realizada pela Towers Watson, vi que a maioria dos funcionários brasileiros não se sente motivada na empresa onde trabalham, ou seja, não tem confiança na empresa em que atuam.
Em toda a dimensão da ergonomia ela pode ajudar no relacionamento entre o homem e o trabalho, equipamento e ambiente. A ergonomia parte do conhecimento do homem para fazer o projeto do trabalho, ajustando-o às capacidades e limitações humanas e acompanhando a evolução tecnológica. É a combinação de conforto, produtividade e segurança, e pode ajudar, principalmente, reduzindo as sobrecargas físicas e até cognitivas do trabalho.
As empresas devem