Trabalho de Geologia - Intemperismo de Rochas
Disciplina: Geologia Geral I
Professor: Webster Mohriak
Thais Leão Cardoso
“Exercício 6 – Intemperismo das rochas”
Dezembro/14
O que é intemperismo?
É o conjunto de fenômenos físicos, químicos e biológicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas.
Sendo assim, o intemperismo das rochas se dá a partir da ação dos ventos e das águas que as erodem, das chuvas e dos rios que se formam ao longo das formações rochosas e que levam em sua corrente d’água sedimentos e da vegetação que se forma sobre as rochas.
Características dos processos
- Intemperismo
É o conjunto de fenômenos físicos, químicos e biológicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas. Isso não envolve a remoção de material rochoso.
Desta forma, é possível dividi-lo de acordo com a sua ocorrência
- Intemperismo físico: elementos como a água ou o vento erodem as rochas, fragmentando-as e carregando as partículas, que ao se chocarem novamente com a rocha aumentam a desintegração desta. A movimentação das partículas se dá por tração, saltação ou rolamento, e o produto do intemperismo é diferente quando este atua por meio da água ou do vento, por exemplo: o vento produz fragmentos angulosos e a água fragmentos arredondados.
- Intemperismo químico: uma rocha pode ter seus minerais dissolvidos quando submetida à ação de um fluido (água) com composição diferente da sua. Por exemplo: a percolação (passagem) de água rica em CO2 (que forma ácido carbônico) dissolve carbonatos, gerando as paisagens de carste (ou karst) e as cavernas.
- Intemperismo biológico: a penetração de raízes e animais (comumente térmitas) no solo pode causar fraturas e consequente desintegração da rocha.
- Erosão e transporte
Erosão é um fenómeno que implica a remoção do material de um lugar para o outro, com