mineralogia
PROF. MSC. SIRLENO ALVES
PEREIRA
CICLO DAS ROCHAS / MINERAIS FORMADORES DAS ROCHAS
As rochas são divididas em três grupos, baseados em seu modo de origem:
- Rochas ígneas,
- Sedimentares
- Metamórficas.
GEOLOGIA
A inter-relação entre estes tipos de rochas é representada pelo ciclo das rochas. Com isso, o ciclo das rochas demonstra também a integração entre diferentes partes do complexo sistema terrestre. O ciclo das rochas nos ajuda a entender a origem das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas e a perceber que cada tipo está ligado aos outros através de processos eu agem na superfície e no interior do planeta.
GEOLOGIA
Tomando arbitrariamente um ponto de início para o ciclo das rochas, temos o magma. O magma é um material derretido formado no interior do planeta.
Eventualmente este material se resfria e se solidifica.
Este processo de solidificação do magma é chamado de cristalização. A cristalização do magma pode ocorrer na superfície, através de erupções vulcânicas, ou ainda em sub-superfície (no interior da crosta). Em ambos os casos as rochas geradas são chamadas de rochas ígneas.
GEOLOGIA
Quando as rochas ígneas são expostas na superfície (devido a um levantamento crustal, erosão, ou por já terem se cristalizado na superfície), sofrem a ação de agentes como a água, as variações de temperatura, mecanismos de oxidação, etc. Estes agentes causam a desintegração e a decomposição das rochas na superfície num processo chamado de intemperismo.
Este material (partículas e/ou substâncias dissolvidas) resultante da desagregação e decomposição das rochas é chamado de sedimentos. Os sedimentos são transportados pelos agentes erosivos – água, gelo, vento ou ondas – e eventualmente são depositados.
GEOLOGIA
Os sedimentos podem formar campos de dunas, planícies fluviais, mangues,
compactados,
praias,
através
da
etc.
Quando
os
sobreposição
sedimentos
de