A Filosofia da Educação, os PRÉ-SOCRÁTICOS E OS SOFISTAS
OBJETIVOS: Refletir sobre a relação entre filosofia e educação.
QUESTÕES PARA SEREM RESPONDIDAS:
1. Além dos pitagóricos, a Magna Grécia viu surgir outra manifestação filosófica fundamental: a escola eleática.Com eles a filosofia adquire um nível e um grau de profundidade que antes não tinha, O principal filósofo dessa escola foi: Reposta: Parmênides foi o mais influente dos filósofos que precederam Platão. Em sua doutrina se destacam o monismo e o imobilismo. Ele propôs que tudo o que existe é eterno, imutável, indestrutível, indivisível e, portanto, imóvel.
Parmênides considera que o pensamento humano pode atingir o conhecimento genuíno e a compreensão. Essa percepção do domínio do "ser" corresponde às coisas que são percebidas pela mente. O que é percebido pelas sensações, por outro lado, é, segundo ele, enganoso e falso, e pertence ao domínio do não-ser. Trata-se de uma oposição direta ao mobilismo defendido por Heráclito de Éfeso, para quem "tudo passa, nada permanece". Seu pensamento influenciou a chamada "teoria das formas", de Platã.
2. Sobre a expressão cultural da filosofia no Ocidente podemos afirmar que:
Resposta: A atividade filosófica, enquanto abordagem racional, surge no contexto cultural grego, expressando-se inicialmente como tentativa de explicar a realidade do mundo sem recorrer a mitologia e a religião.
A filosofia nasce na Grécia, no século V a.C., com os filósofos pré socráticos procurando encontrar o princípio do universo. Sócrates,Platão e Aristóteles são os pensadores clássicos da Grécia dos séculos V e IV a.C. e que constituíram a filosofia como metafísica, fornecendo os alicerces de toda a tradição filosófica do Ocidente.
É no contexto helenístico, universalizado pela ação político-administrativa dos romanos, que a filosofia grega vai se encontrar com o cristianismo.
3. Acerca da contribuição que o conhecimento filosófico fornece para a formulação