Escola grega
CLEIDE BORTOLUZZI LOPES
EDUCAÇÃO GREGA
[pic]
São Joaquim, S/C
2012
MAGNUM MACHADO FERNANDES E
CLEIDE BORTOLUZZI LOPES
EDUCAÇÃO GREGA
Trabalho realizado na Escola de Educação Básica São José, no quarto magistério, para a disciplina de Filosofia da Educação, tendo como professor João Florêncio, como requisito parcial de avaliação.
São Joaquim, S/C
2012
INTRODUÇÃO
O estilo de vida do povo grego gerou uma cultura de pensantes e pensadores. Possivelmente foram os gregos que inventaram o primeiro tipo de escola, uma vez que era hábito a formação de reuniões de grupos para discutir e debater assuntos de natureza científica que intrigavam as pessoas. Com isto surgiram grandes pensadores, tais como Sócrates, o “filósofo de rua”, que assumiam o papel de enriquecer o pensamento das pessoas através de suas concepções criticamente elaboradas. Anos mais tarde Alexandre Magno inventou a escola sistematizada do jeito que conhecemos hoje. Assim, conhecer a Educação grega é de fundamental importância para os educadores, uma vez que a Grécia é considerada o berço da pedagogia.
Sumário
INTRODUÇÃO 3
1. EDUCAÇÃO GREGA 5
2. A PEDAGOGIA GREGA 5
2.1. PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO 6
2.1.1. A educação espartana 7
2.1.2. Educação ateniense 7
2.2. PERÍODO SOCRÁTICO 8
2.2.1. Contribuição sofista 8
2.2.2. Contribuição socrática 9
2.2.3. Contribuição platônica 9
2.3. Período Pós-Socrático 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. EDUCAÇÃO GREGA
A Grécia antiga é marcada pela intelectualidade de seus habitantes. Sua participação na história antiga logo nos remete a duas áreas distintas do pensamento: A Mitologia e a Filosofia Grega.
Essas duas formas de pensamento originaram as discussões que formaram, através dos sofistas,