O Cinismo
Assim como a preocupação com o próprio sofrimento, a saúde, a morte e o sofrimento dos outros também era algo que os cínicos desejavam liberta-se. Por isso, a palavra cinismo hoje em dia tem a conotação de indiferença e insensibilidade ao sentir e ao sofrer dos outros.
O Cinismo foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, que era seguidor de Sócrats. O fundamento dessa escola era defender o desprendimento dos bens materiais. Na verdade, os cínicos queriam se desprender de todo tipo de preocupação inclusive com o sofrimento alheio. Antístenes foi apoiado por um outro filósofo chamado Diógenes. Para este filósofo as pessoas deveriam buscar seu lado animal, vivendo sem objetivos. Ele não dava valor a nenhuma cultura racional. O Símbolo do Cinismo era a imagem de um campo e alguns estudiosos afirmam que o termo é derivado da palavra grega Kyon que significa cachorro.
Assim como a preocupação com o próprio sofrimento, a saúde, a morte e o sofrimento dos outros também era algo que os cínicos desejavam liberta-se. Por isso, a palavra cinismo hoje em dia tem a conotação de indiferença e insensibilidade ao sentir e ao sofrer dos outros. O Cinismo foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, que era seguidor de Sócrats. O fundamento dessa escola era defender o desprendimento dos bens materiais. Na verdade, os cínicos queriam