Meus arquivos de tcc
Cajazeiras- PB
Julho de 2014
Filosofia: Começo, Meio, sem fim.
Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. Nessa perspectiva a Filosofia, estabelecida na cultura grega antiga durante o século VI a. C., surgi quando as sociedades começam a exigir provas e justificativos logos que afirme ou negue as crenças cotidianas geradas a partir desses questionamentos. Trataremos do surgimento, características e transformações da Filosofia perante a visão de alguns filósofos até o período socrático.
A filosofia nasce, quando alguns pensadores gregos, perceberam que o mundo e os humanos não era algo secreto, mas que podia ser conhecido por todos que possuíssem um raciocínio lógico, permitindo assim que a verdade seja conhecida, ou seja, deixando de lado alguns mitos e dogmas que até então regia o conhecimento da sociedade.
No inicio, o filosofo era o conhecedor de todas as ciências humanas, pois não havia separação clara entre ciência e Filosofia, refletindo sobre vários saberes do conhecimento racional. Algumas situações contribuíram para o nascimento da Filosofia na Grécia, tais como as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e da política que serviram de estopim para o começo dos questionamentos.
Possuindo características próprias, podemos dizer que a Filosofia é a forma de negação ao senso comum, aos pré-conceitos, aos prejuízos, os fatos e as ideias das experiências cotidianas e uma atitude positiva, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, e a nós mesmo.
O primeiro filósofo ocidental que buscou explicar a existência, considerando como o principio á água e explicando o fenômeno existente nas suas transformações, foi Tales de Mileto, considerado o fundador da Filosofia. Essa busca pelo