A filosofia da educação Grega
Disciplina: Filosofia da Educação
Aluno: Welington
1. Explique em que consiste o método denominado por Sócrates de maiêutica.
Consiste em mostrar que o método para a educação segue uma linha de pensamento buscando o diálogo, o debate, a discussão racional pelo conhecimento. Onde todos são mestres e aprendizes. E o sentindo dado ao termo, faz que com a idéia venha a luz. O professor não é aquele que transmiti idéias, mas possibilita ao aluno questionar, conhecer e apreender. 2. Mostre as semelhanças e as diferenças apresentadas por Sócrates entre a parteira e o educador.
A semelhança entre a parteira e o educador está na questão de que os dois auxiliam em dar a luz (no sentido genérico). O educador ajuda no caminho das idéias a chegarem a luz e a parteira auxilia as mães a darem a luz a seus filhos. A diferença está entre corpo e alma. Onde as parteiras auxiliam em dar a luz a crianças sem possuir caráter somente ao corpo. E o educador envolve em cuidar da alma, procurando saber o que uma mente de um jovem traz ao mundo. 3. Descreva como, na alegoria da caverna, as pessoas chegam ao conhecimento verdadeiro sobre as coisas e discorra sobre o papel político dos que chegam a ele.
As pessoas às vezes ficam presas no seu mundo com os olhos virados para parede e não olha nada ao seu redor, más quando procura a verdade e o conhecimento e abre sua mente para as coisas verdadeiras começa a enxergar com outros modos. E quando esse conhecimento é descoberto, acaba que seu papel político é de passar para aqueles o conhecimento e o caminho de luz saindo de um mundo de imagens, mas sim um mundo verdadeiro.
4. Para Aristóteles, qual é a função da educação na sociedade? Explique.
A função da educação cabe na formação do caráter do aluno e que todas as coisas têm uma finalidade. A educação tem a função de eliminar as imperfeições e criar homens para o mundo.