CISC E RISC resumo
Cisc (Complex instruction set computer), seria um processador capaz de executar várias instruções complexas, na década de 80 o foco era dado a construção deste tipo de processador, mas alguns fabricantes decidiram construir um processador que era o inverso do Cisc, então foi criado o Risc. Risc (Reduced instrunction set computer), os processadores Risc eram capazes de executar somente instruções mais simples, possuíam um menor número de circuitos internos comparados ao Cisc e eram mais baratos.
Apesar do Cisc executar muitas operações diferentes o Risc ainda assim era mais rápido, pois executava instruções mais frequentes ao invés de muitas outras que não eram assim tão frequentes como o Cisc fazia, mas nas instruções mais complexas os processadores Cisc levavam a melhor.
Atualmente se vê processadores híbridos entre essas duas “filosofias”, assim o processador realiza instruções mais simples internamente (Risc), cada instrução simples varia de processador para processador, isso se deve à arquitetura de cada um, então temos um circuito decodificador que converte as instruções complexas em instruções simples de maneira que possam ser entendidas pelo processador.
RISC e CISC são tipos de arquiteturas dos processadores.
A arquitetura RISC, conhecida também como Computador com um conjunto reduzido de instruções (Reduced Instruction Set Computer), executa um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. A arquitetura CISC, conhecida também como Computador com um conjunto complexo de instruções (Complex Instruction Set Computer), executa centenas de instruções complexas diferentes, sendo assim, extremamente versátil.