meu pe esquerdo
1a Questão
Dois quilomoles de gás oxigênio diatômico estão contidos num recipiente. Uma força de 2kN acelera esse sistema. Desprezando-se a massa do recipiente e a ação do atrito do ar, qual será a aceleração deste sistema?
2a Questão
O desenho abaixo representa um cilindro, equipado com um pistão sem atrito, cuja área é de 400 mm2, contendo um gás em equilíbrio com pressão interna de 125 kPa e volume específico de 0,002 m3/kg, num local onde a pressão atmosférica é de 1 bar e g=10 m/s2.
A. O conjunto representado pelo gás é um sistema, ou um volume de controle?
B. Qual a massa do pistão?
C. Qual é a massa do gás se a altura do recipiente é de 20 cm?
D. Para responder às questões anteriores você precisou fazer alguma consideração a respeito das moléculas constituintes do sistema? Reflita sobre o que você escreveu na seção 1.4.
3a Questão
Um manômetro, utilizado para medir a pressão de um gás em um recipiente, indica 1,75 MPa e um barômetro local 95 kPa. Qual é a pressão absoluta do gás?
4a Questão
A altura da coluna de um manômetro de mercúrio, usado para medir vácuo, é de 700 mm, e a leitura num barômetro local é de 95 kPa. Determinar a pressão absoluta, admitindo que a densidade do mercúrio seja 13.600 kg/m3 e a aceleração da gravidade de 10,0 m/s2.
5a Questão
Dois cilindros A e B estão ligados por um pistão de diferentes diâmetros. O cilindro B contém um gás e, o cilindro A, óleo à pressão de 300 kPa. Calcular a pressão do gás, considerando que: a massa do pistão seja de 10 kg, o diâmetro do pistão no cilindro A de 100 mm e no B de 25 mm.
6a Questão
Uma escala de temperatura A é estabelecida arbitrariamente identificando-se os pontos de ebulição e de congelamento de um certa substância a 1 atm, definindo-os respectivamente como sendo 800A e -200A. Qual é o ponto de congelamento desta substância na escala Celsius, sabendo-se que