A familia e o adolescente
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
São Paulo —Novembro de 2011
A FAMILIA E O ADOLESCENTE
Trabalho Acadêmico, apresentado a Professora Mirian com vistas à aprovação em disciplina. — 1º Ano, Período Noturno, do Curso de Introdução à Teologia do Instituto Teológico Quadrangular .
SUMÁRIO
Introdução --------------------------------------------------------------------------3
Tópico 1 – Visão dos autores sobre familia ---------------------- ---------4
Tópico 2 – A Familia cristã ---------------------------------------------------- 5
Introdução
Este é um resumo da unidade 10. Sem o amor dos pais, o adolescente pode vir a ceder mais facilmente ás influencias malignas das drogas, das perversões sexuais e a violência. Nada é mais importante do que os pais aprenderem a suprir as necessidades que o adolescente tem de amor emocional, ou seja bem no fundo da alma do adolescente está o desejo de sentir-se ligado aos pais e recebendo o cuidado deles. Deus é claro. Foi ele quem teve a idéia de família. O senhor realmente tem nos dado muitos princípios em Sua Palavra a respeito da estrutura familiar e a parte que cabe a cada membro realizar individualmente. Quando essas instruções bíblicas são seguidas, as famílias experimentam todas as bênçãos que DEUS preparou a elas. Quando são violadas, o resultado é caos e aflição.
TÓPICO 1 – VISÃO DOS AUTORES SOBRE FAMILIA.
Quando os pais aceitam que o filho precisa mostrar que é alguém com vontade própria e independente, essa fase ocorre de maneira mais tranqüila. Entretanto, muitos pais podem se sentir desautorizado e tendem a pressionar o filho, o que pode iniciar um verdadeiro cabe de guerra. Minelli afirma que existem três aspectos desta transição que podem ser apontados: a mudança da relação com os pais, o estabelecimento de ovas relações e a integração ao grupo de amigos. A emancipação aos pais é uma tensão entre duas forças opostas, o controle dos pais e o desejo do