Família e Autoestima: Um trabalho prático com adolescentes
REGIANE MARLENE BERNARDES
FAMÍLIA E AUTOESTIMA: UM TRABALHO PRÁTICO COM
ADOLESCENTES
Varginha – MG
2012
REGIANE MARLENE BERNARDES
FAMÍLIA E AUTOESTIMA: UM TRABALHO PRÁTICO COM
ADOLESCENTES
Artigo científico apresentado a Universidade José do Rosário
Vellano – UNIFENAS Campus de Varginha, como parte das exigências da disciplina Estágio Supervisionado Básico II do curso de Psicologia.
Orientador(a): Gerusa Aparecida Marquesini Prado
Varginha - MG
2012
RESUMO
O artigo aqui desenvolvido contemplou uma experiência de estágio vivenciada por 3
(três) estudantes do curso de Psicologia com o objetivo de promover um espaço de convivência acolhedor e participativo, trabalhando um grupo de adolescentes de ambos os sexos. Trazendo uma proposta dialética entre teoria e prática, este artigo pretende lançar questões em relação ao adolescente e sua autoestima, problematizando a questão da vulnerabilidade social da família e suas implicações no desenvolvimento desse sentimento. O trabalho de grupo foi realizado junto à 12 (doze) adolescentes com idades entre 12 e 16 anos.
Desse total, 8 (oito) eram do sexo masculino e 4 (quatro) do sexo feminino, todos alunos do
Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) de uma cidade do Sul de Minas. Por meio de oficinas temáticas semanais e dinâmicas lúdicas dialogamos com os adolescentes sobre significações a cerca das relações interpessoais, diferenças de papeis e implicações para a vida, todas dentro do campo sexual e as acepções gerenciadas no íntimo da autoimagem tema central deste trabalho. O trabalho de campo possibilitou observar uma inclinação para a relação família em condição de vulnerabilidade social e filhos adolescentes com déficit no desenvolvimento da autoestima.
Palavra-chave: Vulnerabilidade. Adolescente. Família. Autoestima.
ABSTRACT
The here article developed included a training experience lived by three (3)