Cianca Adolescente Familia
O tema deste primeiro Simpósio do Fórum permanente da criança e do
Adolescente, titulado "A CRIANÇA, O ADOLESCENTE E A FAMÍLIA", nos leva a uma reflexão profunda sobre o conceito básico de educação e seu alcance, com reflexos lógicos na atuação preventiva e de orientação, que deve ser direcionada como um todo para a família que, também deve ser educada, e, em particular, para a criança e o adolescente.
Neste campo, os importantes e providenciais temas deste Simpósio nos concitam a meditar sobre a regra preventiva que nos projeta para uma eficaz atuação sobre causas de desgaste e desvios de comportamento, com finalidade de evitar, mais adiante, os efeitos que delas decorrerão fatalmente, sempre que não combatidas a tempo e a hora, com eficácia, coragem e recursos necessários.
Pois bem. Todos os dias, pela variada forma de imprensa, vivemos uma crescente inquietação social em face de crimes cometidos contra menores, jovens e adolescentes. Vivemos atônitos, outras vezes, sem saber qual a diretriz a ser tomada, caímos perplexos diante de notícias que veiculam práticas de atos análogos a crimes cometidas por menores. Lemos notícias de jovens que matam jovens. Crianças. que trabalham a serviço do tráfico de drogas. Jovens que matam seus próprios pais. Jovens que se desagregam, tornando-se párias da sociedade e, quem sabe, muitos deles possuidores de um potencial de energia acumulada penalmente aproveitável em benefício deles próprios e da sociedade em que vivem.
Diante deste quadro as classes sociais se igualam por baixo diante de tamanho desajuste da própria família.Pobres famílias. Às vezes penso, nos meus momentos do mais absoluto descrédito. para com as autoridades constituídas, que estou legitimamente autorizado a concluir, de forma definitiva, que são raras as famílias ainda não atingidas pela tragédia da droga ilícita, do álcool e do crime. A tragédia do desajuste total dos valores morais dos seus jovens. Surgem, então, o